Dicas de supermercado I

18:41

Muitas pessoas gostavam de conseguir fazer uma alimentação saudável, saber que alimentos deveriam escolher, não conseguindo no entanto a ajuda necessária.
Cada vez mais se vê ferramentas capazes de ajudar numa alimentação melhor, desde aplicações para telemóveis, livros, programas de televisão, blogues, etc.
Existe ainda a novidade mais recente que são os Health Coach:

“Uma Health Coach é alguém que recebeu formação intensiva e se especializou em áreas da vida que impactam diretamente a saúde. É um trabalho focado especialmente em nutrição, atividade física, relacionamentos, estilos de vida e outras áreas que afetam diretamente o nosso bem-estar, tais como o stress, o peso e os níveis de energia.” Teresa Barata
Na ida ao supermercado é necessário ter bastante paciência para analisar os rótulos dos diferentes alimentos (algo que muito pouca gente faz) e mais importante que tudo: não ir às compras de barriga vazia, uma vez que nos apetecerá comprar tudo o que nos aparecer.
Sugiro então que inicialmente façam uma lista do que necessitam e visitem o supermercado depois das refeições

Iogurtes
Preferir os iogurtes que possuam:
- Menor quantidade de gordura (Lípidos);
- Menor quantidade de açúcares (Hidratos de Carbono);
- Menor quantidade de calorias (kcal).

Carnes
- Preferir carnes brancas e magras, como o frango, coelho ou peru, cozidas ou grelhadas em azeite.

Charcutaria
- Preferir fiambre de peru ou frango.

Cereais de pequeno-almoço
Preferir os que possuam:
- Menor teor de gordura saturada (Lípidos saturados);
- Menor quantidade de açúcar (Hidratos de Carbono);
- Menor teor de sódio (Sódio = Na; Sal = NaCl);
- Maior teor em fibras. 

Pão
- Preferir pães integrais, de mistura, ou seja, pães escuros;
- Alternativa: Bolachas de água e sal, Bolachas Maria, tostas ou cereais de pequeno-almoço (cornflakes, muesli, aveia).

Água
- Preferir água de nascente (e não água mineral, uma vez que por vezes nos fornece minerais em excesso relativamente aos que possuímos no organismo).
Chocolate
- Chocolate escuro, com teor de cacau superior a 70%;
- Sem excessos, um a pequena porção deste chocolate por dia só faz bem à saúde.

A análise dos rótulos dos diferentes alimentos é um fator importante na nossa alimentação. Por exemplo, muitas vezes aquelas bolachas apelativas, com imensos anúncios televisivos e imensas cores não passam de meras estratégias de marketing, sendo muitas vezes melhores para a saúde as bolachas de marca branca.


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5 comentários

  1. Boas dicas, super úteis!
    Beijinho
    http://bloguerosapt.blogspot.pt/

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    Respostas
    1. Obrigada Juliana ! Achei que era bom partilhar :)
      Beijinhos **

      Eliminar
  2. Ir ao supermercado é o pior erro de todos!

    ResponderEliminar

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